No caminho em busca de um Campeonato Brasileiro cada vez mais bem organizado e estruturado, em toda as suas séries, a CBF anunciou nesta terça-feira alterações significativas na Série C. A mais relevante e positiva será a mudança no sistema de disputa, que passa de quatro grupos com cinco equipes (como foi em 2011), para dois grupos de 10, o que permitirá aos 20 clubes envolvidos na competição estar em atividade durante todo o ano.
- Com esse novo sistema, passamos a ter 60 clubes com calendário anual. Isso é melhor para as equipes conseguirem patrocínio, os jogadores se manterem empregados o ano inteiro, e para os torcedores acompanharem as partidas - explicou Reinaldo Bastos, diretor do Departamento de Desenvolvimento e Projetos.
Além disso, a Série C passará a ter o calendário alinhado com o das séries A e B. Dessa forma, não haverá jogos no meio de semana, o que facilita a presença do público, segundo Reinaldo Bastos, e também contribui para uma melhor preparação das equipes.
Uma outra novidade promete aumentar ainda mais o nível técnico da competição. A partir deste ano, os clubes da Série C receberão grande aporte financeiro da CBF, o que permitirá a eles investir e planejar melhor na montagem dos seus elencos. Na prática, a entidade vai pagar o deslocamento das equipes para até 25 pessoas na delegação, transporte, estada, alimentação, além de todas as despesas relativas à arbitragem. .
A Série C 2012 está marcada para começar no dia 27 de maio. Com as novidades divulgadas nesta terça-feira, o término do campeonato foi prorrogado da data original: ao invés de definir um campeão no início de outubro, a Série C 2012 se estenderá até meados de novembro.
O presidente Ricardo Teixeira destaca que essas mudanças sinalizam o bom caminho que o futebol brasileiro vem trilhando no sentido de tornar as competições promovidas pela CBF as mais competitivas e organizadas no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário